Transforme o momento da declaração do Imposto de Renda em uma boa ação!

imagem materia IR_leaoDoações a fundos de direitos da criança e do adolescente permitem a dedução de até 6% no Imposto de Renda devido. Veja como participar.

Você sabia que é possível doar uma parte do seu imposto devido a uma boa causa? Muitas pessoas desconhecem essa possibilidade, mas saiba que a doação pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas até o mês de dezembro do ano base e, no caso de pessoas físicas, também podem ser feitas no exato momento de preenchimento do IR no site da Receita.

Para este segundo caso, as deduções podem ser feitas caso o contribuinte escolha como receptora desse valor uma entidade que seja parte dos fundos de direitos da criança e do adolescente, que pode ser nacional, estadual ou municipal (FUMCAD).

Como nem sempre temos tempo em nosso dia a dia para exercer o voluntariado ou então, quando temos, o tempo não é o suficiente, o Instituto International Paper explica o passo a passo dessa doação e também sugere um dos projetos, apoiados pelo IIP, que pode receber sua contribuição. Trata-se do “Casa Vhida”, vinculado ao FUMDCA de Manaus (AM). Saiba mais.

Casa Vhida – Acolhimento a crianças portadoras do HIV

Sediada em Manaus, a Casa Vhida é uma instituição de apoio a crianças portadoras do HIV, que oferece, além de suporte médico, nutricional e psicológico, uma estrutura de creche equipada para receber as crianças e suas mães, que acompanham todo o atendimento.

A Casa Vhida também desenvolve um trabalho de doação de leite materno que beneficia mais de 800 crianças, filhas de mães HIV positivas, que não podem ser amamentadas. A instituição também promove eventos beneficentes para arrecadar fundos e auxilia as famílias com a doação de roupas, calçados e alimentos não perecíveis, quando possível.

Interessou? Confira abaixo o passo a passo para doar:

É durante o período de recolhimento do Imposto de Renda , que é possível colaborar para o desenvolvimento destes projetos. Lembrando que a dedução máxima é de 6% no Imposto de Renda devido.  Esse desconto é válido somente para contribuintes que fizerem a declaração completa do Imposto de Renda. As pessoas que tiverem despesas dedutíveis no valor superior a R$ 16.754,34, teto da declaração simplificada, devem optar pela declaração completa.

As pessoas que não tiverem IR a restituir poderão descontar até 6% do imposto a ser pago. Se couber a restituição do IR, válido para pessoas que têm muitas deduções, seja com educação, saúde e demais despesas com dependentes, pode-se acrescentar 6% do valor devido ao IR na restituição.

imagem materia IR_exemplo

Entenda o que são os fundos de direitos da criança e do adolescente:

 São fundos públicos, criados com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8069/90), que direcionam recursos financeiros para entidades previamente cadastradas na Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. De acordo com o artigo 260 do Estatuto, as doações podem ser feitas a entidades assistenciais com abrangência nacional, distrital, estadual ou municipal.

Os fundos de direitos da criança e do adolescente financiam projetos que atuam exclusivamente na promoção, na proteção e na defesa dos direitos da criança e do adolescente e são mecanismos de descentralização do orçamento público. Isso significa que, embora a doação seja feita para um fundo público, o dinheiro doado será utilizado para uma finalidade específica.

 

 

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>