IMG_0850

Somar para multiplicar

Nova parceria do IIP fortalece o papel de responsabilidade social da IP junto às comunidades onde atua

IMG_0831

O projeto Formare do Instituto International Paper ganhou um novo parceiro. Desde março, os 50 alunos têm 100% do vale-alimentação custeado pela empresa Solenis Especialidades Químicas, empresa responsável pelo fornecimento de químicos usados no processo produtivo e na estação de tratamento de água da IP.

Com esta novidade, o IIP reforça sua rede de parcerias com empresas envolvidas em projetos de responsabilidade social corporativa (RSC) e que possuem valores alinhados aos princípios organizacionais adotados pela International Paper. “Para nós, é uma grande satisfação termos empresas com os mesmos propósitos atuando em conjunto”, ressalta Sabrina Tenello, Analista de Responsabilidade Social do IIP.

Ser uma empresa com diretrizes de Responsabilidade Social bem definidas é um requisito fundamental para atuar junto ao time do IIP nos 11 projetos que a entidade mantém no país.

A parceria da Solenis com o Projeto Escola Formare não é de agora. Executivos da empresa participam ativamente do “Papo Formare”, uma iniciativa do Instituto International Paper que consiste na aproximação de profissionais experientes do mercado com os jovens alunos do projeto, que estão em processo de definição de carreira para uma troca de experiências. “Acreditamos que além de participar dos encontros com os alunos, podemos fazer muito mais. Gostaríamos de poder envolver mais os nossos colaboradores em atividades do Formare para ajudar o IIP com a quantidade de voluntários e poder divulgar de forma mais ampla o programa na nossa empresa. É um benefício para ambas as partes”, diz Elidio Frias, executivo de Marketing da Solenis.

A consolidação desta mais nova iniciativa reflete não só o resultado de uma história de sucesso e que gera bons frutos, mas revela também como as empresas podem se unir em torno de uma causa comum, gerando benefícios para a comunidade onde estão inseridas ao contribuir com a formação de jovens profissionais. É investir no presente com uma visão de futuro. “Para nós, firmar parcerias que agreguem valor a nossos projetos e contribuam para melhorias é fundamental. Para isso, nossos parceiros precisam seguir as mesmas diretrizes do Instituto, acreditando no seu papel de agente transformador”, diz Gláucia Faria, Coordenadora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da IP.

Entendendo a Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é a forma de atuação adotada por empresas que se baseia em uma gestão ética e transparente com todos os públicos com os quais se relaciona, definindo metas que estimulem o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais para as gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. Além de trazer benefícios à comunidade, as ações de responsabilidade social também agregam valor ao negócio das empresas junto aos seus públicos de interesse.

Na IP, o Instituto International Paper é o responsável pelas ações de Responsabilidade Social Corporativa, que faz mediação dessas atividades junto às comunidades onde a empresa está presente, com 11 projetos em andamento: “Apicultura Solidária”, “Casa Vhida”, “Cidade do Livro Itinerante”, “Educação Socioambiental (ESA) ”, “Formare”, “Guardiões das Águas”, “Guardiões da Biosfera”, “Guardiões do Verde”, “Guardiões em Ação”, “Natureza e Corpo” e “PEA”. Todos estes projetos têm como pilares a promoção da educação socioambiental de crianças e jovens, além da disseminação de informações sobre o desenvolvimento sustentável.

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>