volta
vai
 
21/01/2019

Preparatório para o ENEM é o ponto alto do Concurso de Redação

O novo formato e a escolha de um tema tão relevante agradou as escolas. Confira também o nome dos finalistas

A 43ª edição do Concurso de Redação do Instituto International Paper ofereceu para os alunos participantes a oportunidade aprimorar um dos principais requisitos para o bom desempenho em exames, como o ENEM e vestibulares: a redação.

Realizado nos municípios paulistas de Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Estiva Gerbi, Luiz Antônio, Guatapará, São Simão, Nova Campina e Itapeva, o concurso registrou a inscrição de 1.514 redações. Todas foram corrigidas e os 300 estudantes com melhores resultados foram convidados a participar, presencialmente, de oficinas de redação ministradas pelo professor Sérgio Nogueira Duarte da Silva.

Durante a oficina, o professor Sergio passou informações importantes para os alunos como as principais competências exigidas pelo ENEM, os erros mais comuns e respondeu perguntas feitas pelos alunos.

Na opinião das professoras Silvia Helena Soares e Fátima Lucy Bizigatto, da Diretoria Regional de Ensino de Mogi Mirim, que acompanham o concurso há muito tempo, a oficina, em linha com o novo formato do concurso, aproximou ainda mais os alunos da iniciativa. “A tecnologia abreviou distâncias e o retorno personalizado ao aluno aumentou muito o interesse dos participantes. A oportunidade de reescrever o texto a partir desta devolutiva foi algo muito motivador”, afirmou Silvia.

A escolha do tema “Educação inclusiva, que bicho é esse?” também agradou as professoras, pela oportunidade de reflexão dos alunos e relevância do assunto para toda a sociedade. “Os alunos estão inseridos em escolas com muita diversidade e é na diversidade que lidamos com a mais sublime oportunidade de crescimento pessoal: aceitar o outro como ele é, sem restrições”, completou Fátima.

Conheça os finalistas (nomes em ordem alfabética):

Região I – Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Estiva Gerbi

Aluno Escola

Kimberlly Alves Machado – EE Roberto  Antonialli

Tainara Vitória de Lima Coelho – EE Angela Maria da Paixão Costa

Thaís Vasconcelos – EE Professor Nelson Girard

Região 2 – Luiz Antônio, Guatapará e São Simão

Aluno Escola

Sabrina Teodoro – EE Cel. Arthur Pires

Thayná Vianna da Rocha – EE Cel. Arthur Pires

Vitoria de Fátima Franco – EE Cel. Arthur Pires

Região 3 – Itapeva e Nova Campina

Aluno Escola

Ana Paula Werneque dos Santos – EE Professora Zulmira de Oliveira

Leandro Vitor Ferraz de Oliveira – EE Professora Zulmira de Oliveira

Pedro de Campos Fagnani – EE Otávio Ferrari