PEA FAZ SUCESSO EM ESCOLAS DE BROTAS E ALTINÓPOLIS

Programa de Educação Ambiental envolve alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental

Teatro_PEA BrotasNos dias 08 e 09 de junho, o Programa de Educação Ambiental do Instituto International Paper (PEA), no modelo itinerante, percorreu os municípios de Brotas e Altinópolis no Estado de São Paulo. As atividades, voltadas aos alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, incluíram dinâmicas de socialização e circuitos em que se explicou o processo de fabricação do papel, desde as mudas de eucalipto ao processo industrial.

No primeiro dia, as atividades foram realizadas no Parque de Exposições – Expoal em Altinópolis, cidade de 16 mil habitantes na Região de Ribeirão Preto. Os alunos da rede municipal, na faixa etária dos 8 a 11 anos de idade, puderam ficar por dentro das etapas que envolvem o processo de fabricação de papel e participaram de atividades que reforçaram a importância da preservação do meio ambiente.

No dia 09, foi a vez dos alunos da Escola D. Francisca Ribeiro dos Reis, em Brotas (SP). Após a dinâmica de socialização, os alunos se revezaram nos diferentes circuitos propostos e tiveram contato com plantas, aprenderam sobre a fauna local e práticas de reflorestamento, que são utilizadas para a sustentabilidade da produção de papel.

lanche_PEA BrotasAlém disso, os alunos assistiram a uma peça de teatro sobre a importância da preservação ambiental, participaram de uma gincana com perguntas e respostas sobre os assuntos trabalhados durante os circuitos e finalizaram o período com um saboroso lanche, que enfatizou a importância de uma alimentação saudável, rica em legumes e verduras.

“Foi um dia muito interessante para os alunos e ajudou a fechar o conteúdo que os professores estão trabalhando no momento: o Dia do Meio Ambiente e a preservação da água”, contou a Coordenadora do Ensino Fundamental I da Escola D. Francisca Ribeiro dos Reis, Viviani Marques Moreira. Além de Viviani, os professores aprovaram a iniciativa, especialmente pelo fato de o conteúdo ser direcionado. “É sempre muito gratificante poder contribuir para a educação socioambiental de crianças, para além da nossa região. Acreditamos que elas sejam grandes multiplicadoras de práticas mais sustentáveis para o futuro”, declara a Gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Instituto International Paper, Gláucia Faria.

Sobre o PEA – Iniciativa do Instituto International Paper (IIP), que visa a desmistificar o processo de fabricação de papel. Além de desenvolver ações com escolas dos municípios de Luiz Antônio e Mogi Guaçu, onde a International Paper (IP) mantém operações, o Instituto leva o projeto para escolas públicas de outras cidades e desenvolve atividades também para os filhos de funcionários da IP.

Este post também está disponível em: Inglês

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *