Papo-Formare reforça importância da carreira

Periodicamente, o InstitutLeonardo (002)o International Paper promove o encontro dos alunos do Formare com profissionais de diferentes áreas na IP, para uma conversa descontraída sobre estudos e oportunidades de carreira. A ação é chamada de “Papo-Formare”. Em abril, a turma de Luiz Antônio teve a oportunidade

de conhecer um pouco sobre a trajetória profissional do Gerente de Recuperação e Utilidades, Leonardo Vieira.

Há seis anos na IP, Leonardo começou como estagiário na área de acabamento. Em seguida, trabalhou na área de manutenção da divisão de celulose, antes de entrar para a área atual e alcançar o cargo de gerente. Neste período, ele conta que participou diversas vezes do Formare.

Como Educador Voluntário (EV), ministrou aulas nas disciplinas de fundamentação numérica, matemática de apoio e produção de papel. Assim, teve a oportunidade de unir a sua formação em engenharia à rotina da indústria. “Sempre gostei muito do Formare, pois a troca de informações que temos com os alunos e toda a interação ao longo do curso, nos ensina muito”, diz ele, referindo-se ao aprendizado que teve nas edições em que atuou como EV.

Durante o encontro com os alunos, Vieira falou sobre seu início na IP e das características que considerou essenciais para o desenvolvimento de sua carreira na empresa: vontade de crescer e de aprender sempre, dedicação, busca por informações não só sobre a área em que atua, como também de outras que despertam interesse. “O desejo de conhecer outras áreas e o conhecimentos de assuntos destas áreas diferentes me ajudaram a conseguir meu atual cargo na empresa. É preciso estar aberto ao novo e pesquisar sempre”, diz.

Sede de saber – Leonardo destacou uma característica que considera um diferencial na turma de 2017 em Luiz Antonio: o desejo dos alunos de ingressar no Ensino Superior. “Em anos anteriores, ouvi de muitos jovens que, após o Formare, o principal objetivo seria arrumar um emprego. Nesta turma, praticamente todos os alunos manifestaram o desejo de continuar estudando e entrar para uma faculdade, o que me deixou muito feliz”, revela.

Despertar de habilidades – o Formare traz aos alunos inúmeras possibilidades para o desenvolvimento de habilidades e competências, com foco no futuro profissional. As atividades são pensadas para que os alunos identifiquem seus pontos fortes e trabalhem as características que precisam ser melhoradas. Para isso, a interação com o outro e a colaboração são essenciais.

Nesse sentido, Leonardo considera valiosa a habilidade de autoconhecer-se para identificar o que pode ser desenvolvido. Esta foi uma das mensagens que ele fez questão de deixar para os alunos. “Nós precisamos estar atentos ao que temos que melhorar, porque isso nos ajuda a crescer”, conta ele, que cita como exemplo o desafio de superar a própria timidez, trabalhando a oratória para auxiliá-lo na rotina profissional.

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>