O papel das escolas na educação ambiental

A WWF-Brasil está ajudando o Estado do Acre a repensar o seu projeto pedagógico em prol do meio ambiente

As escolas têm um papel fundamental na promoção da consciência ecológica. Uma educação ambiental feita de maneira consistente é, sem dúvida alguma, uma das formas mais eficientes de pensar o cuidado com o planeta.

O envolvimento das empresas e de representantes da sociedade civil neste tema é muito importante e merecem destaque ações como a da WWF-Brasil, que contribuem ativamente com a atualização do Plano Estadual de Educação Ambiental do Acre.

A última discussão sobre o assunto no Estado datava quase uma década e, com o suporte da ONG, as reflexões foram retomadas e um novo projeto foi desenhado – se aprovado, a implantação tem início a partir de 2019.

O plano contribuirá para que 260 mil estudantes da rede pública possam refletir de maneira mais consistente sobre as questões ambientais do seu dia-a-dia e das comunidades onde vivem, as quais, em geral, são áreas ameaçadas pelo desmatamento.

De acordo com Flávio Quental, analista de conservação do WWF-Brasil, a iniciativa está baseada em três pilares: identificação das ações relacionadas à educação ambiental que são realizadas no Estado; elaboração de um plano com metas, prazos, estratégias e orçamento; e pensar maneiras de envolver a sociedade civil neste processo

As discussões tiveram como ponto alto o forte engajamento da comunidade, envolvendo professores, estudantes universitários, indígenas, extrativistas, lideranças comunitárias e rurais.

Para ler a reportagem completa clique aqui

PEA e Guardiões das Águas: O Instituto International Paper promove duas iniciativas que visam também este importante tema nas escolas: o PEA e o Guardiões das Águas.

Criado em 1993, o PEA trabalha a educação ambiental em torno do processo de produção sustentável de papel e celulose e convida alunos de escolas públicas e filhos dos profissionais da IP a refletirem sobre o assunto em atividades lúdicas e descontraídas. Já o Guardiões das Águas promove, desde 2008, atividades que visam incentivar a conscientização sobre o uso sustentável dos recursos hídricos e redução do desperdício de água no dia-a-dia.

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *