635876799318057060

O importante trabalho dos Educadores Voluntários no Projeto Formare

Adequar as aulas no projeto Formare com a rotina de trabalho faz parte da vida dos Educadores Voluntários (EV’s), profissionais de diferentes áreas que se dedicam a capacitar jovens e adolescentes por meio do projeto. Para que o resultado dê certo, os Educadores têm que organizar a agenda de forma que as aulas e as atividades do trabalho não conflitem entre si. “Separo os dias de aula já com os horários firmados na agenda do meu gerente. Busco realizar o conteúdo prévio no início do curso sobre o que ministrar em cada módulo. Isso torna rápido o preparo das aulas”, explica Bruna Locatelli Fernandes, EV e Assistente Administrativa na fábrica de Três Lagoas/ MS. Segundo a profissional, cada aula demanda de 30 a 40 minutos do seu dia.

Assim como Bruna, Joselir Cassuci, Técnico de Processo na IP de Luiz Antônio/ SP, tenta administrar sua agenda para que as atividades do dia a dia e o seu trabalho como educador voluntário possam ser cumpridos com sucesso. “Caso o horário de aula coincida com algum compromisso prioritário, procuro trocar o período com outra disciplina, pois não gosto de atrasar o conteúdo programático”, completa.  Para o Analista de Controles Internos da unidade de Mogi Guaçu/ SP, Jairo Lima, “compromisso é compromisso”, por isso ele procura organizar sua agenda antecipadamente para fugir de imprevistos.

O preparo prévio das aulas é fundamental para que os alunos recebam o conteúdo de forma prática e pertinente. Além de utilizar o material de apoio do Formare e livros didáticos, os EV’s buscam materiais de apoio na internet e no meio empresarial. “Procuro sempre temas que irão auxiliar os alunos por toda a vida e em qualquer profissão que optarem”, continua Joselir, EV desde a primeira turma da unidade de Luiz Antônio.

Outro fator essencial no desenvolvimento do conteúdo programático é a avaliação dos alunos. “É primordial o feedback deles. Sempre pergunto se estão conseguindo assimilar o assunto, caso contrário, preparo a mesma aula de forma mais didática, até que todos consigam absorver. Isso indica o quanto a matéria está ou não sendo proveitosa”, destaca Bruna, EV há quase dois anos.

Além de carregar a responsabilidade de auxiliar na capacitação de jovens e adolescentes, os EVs aprendem a enxergar as relações sociais de uma forma diferente, tanto no âmbito pessoal quanto profissional.

“Nesses cinco anos de Formare, conheci muitas histórias de vida. Com algumas me alegrei, com outras me entristeci, mas com todas aprendi o quanto é importante praticar o amor ao próximo. É gratificante contribuir com o crescimento desses jovens para uma nova oportunidade de vida. O ato de ensinar com empenho, respeito e dedicação restaura e transforma vidas”, conta Joselir, homenageado três vezes pelos alunos formados. “Eu me sinto honrado ao ver o reconhecimento e os frutos do meu trabalho. É a confirmação de dever cumprido e uma motivação para continuar”, finaliza.

O impacto do Formare na vida dos alunos é grande, mas tem um papel fundamental também na vida de quem se dedica a compartilhar seus ensinamentos. “Aprendi a ser um ser humano melhor em todos os aspectos. Não sabemos o quanto temos a agregar aos outros com o nosso conhecimento. Todos deveriam educar…. Não há nada mais gratificante quanto receber um obrigado apenas por repassar algo que você aprendeu. Com certeza o Formare transformou não só a eles, mas a mim também”, completa Bruna.  “Com os alunos, eu aprendo a aprender e ganho novas experiências ao ver as coisas por uma outra perspectiva”, conta Jairo, que já deu aulas de informática, física e fundamentação numérica.

Faça parte do time de voluntários do projeto Formare você também! Seja um Educador Voluntário na sua unidade, aprenda ensinando e ajude a transformar a história desses jovens e a sua também.

 

Inscrições abertas de 29/01 a 19/02.

 Luiz Antônio:

Sabrina Tenello – sabrina.tenello@ipaper.com ou 39073
Andreza Camacho – andreza.camacho@ipaper.com ou 39076

Mogi Guaçu

Tomás Fernandes – tomas.fernandes@ipaper.com ou 38955

 

 

 

 

 

 

 

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>