‘Mire-se no Exemplo’: A troca de experiências transformando a vida de alunos e tutores

TRÊS LAGOS_MAURO

Nos dias 6 de abril em Três Lagoas, 10 em Mogi Guaçu e 26 em Luiz Antonio, iniciaram-se as atividades do “Mire-se no Exemplo”. O programa do Instituto IP vinculado ao projeto Formare, visa à integração de alunos e líderes da empresa. Os profissionais são responsáveis em tutorar um aluno, que participa da iniciativa, durante dez meses por meio de encontros mensais.

Os voluntários do projeto são líderes da IP. Eles dão dicas, conselhos e contam sobre sua trajetória profissional aos tutorados, com o intuito de orientá-los na decisão da sua futura profissão. O projeto estimula os jovens alunos a buscarem respostas para seu futuro profissional e ajudá-los também a superar inseguranças da vida pessoal.

Mauro Borges é Educador Voluntário do Formare de Três Lagoas há sete anos. Em 2015, recebeu uma homenagem dos alunos, com a qual ficou bastante emocionado. “Para mim, foi muito gratificante, embora a minha alegria seja ainda mais especial quando encontro um ex-formare formado e que já se encontra no mercado de trabalho”, diz.

O Formare foi lançado na International Paper em 2010 e o “Mire-se no Exemplo” é um dos programas paralelos mais importantes do projeto. Nos encontros, o tutorado inspira-se em bons exemplos, que ajudam em seu desenvolvimento. Os líderes desempenham um papel social extremamente relevante e também aprendem com os alunos.

Mãos à obra – Durante as dinâmicas das três localidades, a equipe de Responsabilidade Social da International Paper realiza uma apresentação sobre o programa e a importância desses acompanhamentos individualizados na vida dos tutorados. Os alunos também fazem um breve relato de quem são e suas particularidades para os tutores.

Na unidade de Mogi Guaçu, os alunos presenciaram uma situação diferente dos anos anteriores. Neste ano, descobriram que seriam responsáveis pela escolha dos tutores, da qual ficaram bastante surpresos e animados.

Em Três Lagoas, dois Educadores Voluntários foram convidados para participar do projeto e, junto com outros líderes, realizaram a escolha dos tutorados mediante o perfil de cada aluno. Já em Luiz Antônio, a novidade é que de 19 líderes convidados, 42% estão participando do programa pela primeira vez. Um trabalho muito significativo para todos os profissionais da IP.

TRÊS LAGOAS_VIVIANELíderes motivados a engajar jovens – No seu terceiro ano como voluntária, a gerente de RH de Três Lagoas, Viviane Gonçalves, conta que é sempre uma experiência desafiadora e gratificante. “Lidamos com realidades que nos fazem retomar o valor da simplicidade e isso tudo são eles que transparecem para nós”, comenta.

Para a líder, o programa é puro desenvolvimento e todos os tutores são surpreendidos pelos alunos, que estão sempre buscando por mudanças e conquistas. “Como gestora de pessoas, tenho uma responsabilidade em ajudar todos a serem melhores a cada dia e os alunos do Formare são a prova viva de que essa evolução é possível”.

Também voluntário, há seis anos, Péricles Cardoso conta que é um privilégio participar do programa. “Sou um agente de transformação na vida desses alunos. É a sensação de dever cumprido em fazer diferença na vida dos tutorados. Aprendi muito com eles e pude repassar isso na educação da minha filha”, afirma o tutor. O líder ainda acrescenta sobre o ótimo suporte das equipes de Responsabilidade Social e do Instituto. “Junto com os tutores e voluntários, todos trabalham para que os tutorados sejam os próximos agentes de mudança e protagonistas de seus destinos”, completa.

O projeto Escola Fomare já capacitou cerca de 230 alunos nas três unidades. Os encontros dos tutores e tutorados é um reforço no aprendizado e contribuiu no potencial desses jovens, que descobrem infinitas possibilidades para seus futuros.

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>