IP representa o Brasil em evento internacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Instituto International Paper foi a Paris para mostrar as boas práticas de sustentabilidade e RSC implantadas pela IP no Brasil.

http://www.maisondelamutualite.com/
Maison de la Mutualité, em Paris – divulgação (http://www.maisondelamutualite.com)

 No dia 12 de abril, a International Paper, por meio de seu Instituto, participou pela primeira vez da EcoVadis SustaIn 2016, conferência global anual sobre Sustentabilidade e Responsabilidade Social Corporativa (RSC). O Instituto foi o único representante do Brasil a participar da mesa redonda “Why is sustainability an opportunity to improve supplier-buyer relationships? ”, (Por que a sustentabilidade é uma oportunidade para melhorar as relações entre fornecedores e compradores?, em tradução livre).

Ao lado de executivos das áreas de sustentabilidade e RSC das empresas Adecco, Toyota e Forefront, Gláucia Faria, Gerente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da International Paper no Brasil, debateu com os demais profissionais sobre a importância da adoção de práticas sustentáveis em toda a cadeia produtiva, revelando a grande preocupação da IP com todas as etapas dos processos internos, além da atenção especial dedicada às questões de sustentabilidade de RSC, conduzidas pelos projetos do Instituto International Paper.

As ações envolvem desde a utilização das florestas plantadas para beneficiar os apicultores locais no projeto “Apicultura Solidária”, como as iniciativas de educação socioambiental desenvolvidas para os alunos de escolas locais e filhos de profissionais da IP, que concretizam o “PEA” e o “Guardiões das Águas”, além do amplo trabalho de educação profissional realizado por meio do Projeto Escola Formare, que já capacitou cerca de 230 alunos para o mercado de trabalho.

“A experiência em Paris foi muito rica e me possibilitou entender melhor como empresas globais de diferentes segmentos tratam a questão da sustentabilidade e da responsabilidade social. Percebi que estamos muito bem posicionados neste assunto, por conta das ações desenvolvidas pelo Instituto e pelos projetos sociais que a IP apoia nas comunidades onde atua”, explica Gláucia.

O convite para participar da conferência partiu da própria organização do evento, por conta do engajamento da IP no uso do sistema de gestão desenvolvido pela EcoVadis, que mede o desempenho das empresas em temas relacionados à sustentabilidade e à responsabilidade social corporativa na cadeia de suprimentos e nos processos logísticos.

Esse destaque da IP for percebido pelo fato de a ferramenta ser utilizada para atender aos requisitos de uma indústria química global, da qual a International Paper é fornecedora. “Como este parceiro de negócios utiliza esse sistema, temos que fornecer as informações para assegurar a sustentabilidade dos processos e foi este desempenho que nos levou à Paris”, explica Gláucia.

A EcoVadis SustaIn é uma conferência anual, que acontece em cidades diferentes a cada edição. Em 2015, foi sediada em Genebra, na Suíça, e este ano ocupou a Maison de la Mutualité (foto), localizada no famoso Quartier Latin, região onde estão as universidades Sorbonne e Paris VII, na capital francesa.

 

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>