Instituto International Paper comemora uma década de transformação e responsabilidade social

É um orgulho ver como esse projeto faz diferença na vida das pessoas”, diz Leandra Ferreira Leite, presidente do Instituto

Leandra Ferreira Leite, presidente do Instituto e Gláucia Faria, gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Leandra Ferreira Leite, presidente do Instituto, e Gláucia Faria, gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade

Há 10 anos, em setembro de 2007, foi criado o Instituto International Paper. Em uma década de responsabilidade social corporativa, desenvolvimento educacional e socioambiental, a instituição tornou-se referência em coordenar e executar ações que transformam a educação de milhares de jovens e crianças brasileiras.

Os primeiros preparativos para a criação do Instituto IP contaram com a participação voluntária de aproximadamente 200 profissionais, que assistiram a alguns workshops. O resultado dessas capacitações foi a criação da visão, missão e público alvo da instituição.

Para Gláucia Faria, gerente de responsabilidade social e sustentabilidade, foi um momento único todo o processo criativo, o que torna o Instituto um propagador de consciência ambiental e sustentabilidade para futuras gerações. Hoje, 11 projetos estão em andamento, buscando construir e investir em iniciativas alinhadas à preservação ambiental, ao voluntariado e ao compromisso social e educacional.

Confira, abaixo, a entrevista que fizemos com Gláucia Faria e com Leandra Leite, presidente do Instituto International Paper, desde maio de 2012. Elas contam sobre os momentos que marcaram a trajetória do IIP e quais são os planos futuros.

Instituto International Paper – Para vocês, quais foram os maiores obstáculos que enfrentaram?

Leandra Ferreira Leite – Manter os projetos e o número de pessoas influenciadas com os recursos que temos. Entender e cumprir a legislação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP). Por fim, o engajamento das pessoas e o interesse nos projetos, também é outro obstáculo que enfrentamos.

Gláucia Faria – Fazer com o que Instituto IP funcionasse uniformemente e que fosse reconhecido por todos. Foi um desafio ganharmos autonomia para que a instituição tivesse credibilidade e relevância entre as pessoas como nos dias de hoje.

IIPE quais foram as maiores conquistas que celebraram?

Leandra Ferreira Leite – A parceria com a Fundação Iochpe para o Projeto Formare; a mudança no Natureza e Corpo em Três Lagoas, que trouxe outro nível de envolvimento das escolas, alcançando novos benefícios. O sucesso da parceria com a Cidade do Livro e o crescimento do Apicultura Solidária.

Gláucia Faria – Sem dúvida, os 10 anos de existência do Instituto International Paper é a maior conquista que estamos celebrando.

IIP – O Instituto International Paper tem planos para o futuro? Quais são?

Leandra Ferreira Leite – Manter os projetos que são significativos para os beneficiários e trazer novos programas que atendam melhor as comunidades onde estamos, tanto no negócio de papel e embalagens. Este ano, realizamos um diagnóstico para identificar onde podemos atuar melhor e essa será nossa discussão daqui em diante.

Gláucia Faria – Dar continuidade com os projetos e trabalhar em novos para que possamos transformar cada vez mais a vida de jovens e adolescentes das comunidades que atuamos.

IIP – Qual é sua relação com o IIP?

Leandra Ferreira Leite – Parceria. Uma relação que se estabelece no auxílio, no desenvolvimento e no reconhecimento da instituição para todos os públicos. Participo do Formare como voluntária desde o primeiro ano, em 2010, e é um orgulho ver como esse projeto faz diferença na vida das pessoas.

Gláucia Faria – É além do profissional, o Instituto se tornou parte de mim. Os nossos projetos transformam a vida das pessoas e elas levam consigo uma sementinha da mensagem que plantamos durante esses 10 anos.

IIP – O Instituto International Paper é…

Leandra Ferreira Leite – Uma instituição focada na transformação social da vida das pessoas, atuando junto à comunidade com o objetivo de ser um diferencial na educação e responsabilidade socioambiental.

Gláucia Faria – Um propagador de consciência ambiental e sustentabilidade para as nossas futuras gerações.

 

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>