Iniciativas do Instituto beneficiam mais de 28 mil pessoas em 2016

Logo-Instituto

Transformar a vida das pessoas. Com este objetivo, o Instituto International Paper (IIP) realizou em 2016 uma série de iniciativas para a promoção da educação socioambiental de crianças e adolescentes, impactando mais de 28 mil pessoas por meio dos programas: Projeto Escola Formare, Programa de Educação Ambiental (PEA), Cidade do Livro Itinerante, Educação Socioambiental (ESA), Guardiões das Águas, Guardiões em Ação, Apicultura Solidária e Natureza e Corpo.

Por trás destes projetos, temas como voluntariado, preservação ambiental, educação profissional, incentivo à leitura e alimentação saudável foram levados às comunidades onde a IP atua.

Projeto Escola Formare: em 2016, o Formare completou seis anos na IP05-formare1, totalizando a formação de 350 jovens. Pelo programa, os alunos realizam um curso de formação profissional inicial dentro da própria empresa; os profissionais atuam como educadores voluntários e compartilham seus conhecimentos técnicos e experiências profissionais, possibilitando a esses jovens uma visão mais clara sobre a escolha da futura carreira e a dinâmica do mercado de trabalho. Todos os anos, o Formare IP abre 20 vagas para jovens residentes em Mogi Guaçu (SP), 20 vagas para a região de Luiz Antônio (SP) e 10 vagas para Três Lagoas (MS), cidades em que a International Paper (IP) mantém operações para a produção de papel e celulose.

 

11-peaPrograma de Educação Ambiental (PEA) – O Programa de Educação Ambiental existe desde 1993, com o objetivo de conscientizar alunos e professores da educação básica sobre a importância das florestas plantadas na manutenção dos recursos naturais, colaborando para a preservação da mata nativa. Em 2016, mais de três mil pessoas passaram pelo programa, nas unidades de Luiz Antônio e Mogi Guaçu (SP) e também nos municípios paulistas de São Simão, Santa Rosa de Viterbo, Guatapará, Mogi Mirim, Aguaí e Altinópolis.

 

08-guardioes-das-aguasGuardiões das Águas – O projeto foi a Rio Verde (GO) para reforçar à comunidade a importância da preservação dos recursos hídricos. Dividido em três fases, o projeto aconteceu em março de 2016 e apresentou a exposição Linha D’ Água, com fotos das expedições do navegador Amyr Klink. A mostra ficou em cartaz no Shopping Buriti. Em um segundo momento, alunos do 4º e 5 º ano da rede municipal puderam assistir ao espetáculo teatral Espaço Mundi, no Parque de Exposições de Rio Verde. A ação foi encerrada com um concurso que premiou os melhores projetos para redução do consumo de água, elaborados pelas escolas participantes.

 

01_APICULTURA-baixaApicultura Solidária – O destaque de 2016 no Apicultura Solidária, projeto que aproxima as florestas plantadas da IP de uma cooperativa de produtores de mel, foi a capacitação dos apicultores para o envase do mel produzido na área florestal da IP. Um trabalho que garantiu mais autonomia e conhecimento aos cooperados, que contribuiu para o alcance da produção de 15 toneladas de mel.

 

03-cidade-dolivro

Cidade do Livro Itinerante – Em 2016, o projeto esteve nas cidades de Manaus (AM) e Rio Verde (GO), onde mais de 12 mil crianças puderam rir e aprender com as peripécias da Tracinha, uma traça muito esperta que prefere devorar os livros pela leitura. Com isso, o projeto encerrou um ciclo de sete anos de trabalho, período no qual a Cidade do Livro Itinerante também passou pelas cidades de Mogi Guaçu (SP), Três Lagoas (MS), Ribeirão Preto (SP), Suzano (SP), Paulínia (SP), Franco da Rocha (SP) e Itapeva (SP). Graças ao projeto, mais de 50 mil crianças puderam embarcar nesse mundo mágico da literatura.

 

ESA_logoEducAção Socioambiental (ESA) – Os concursos do ESA já são uma tradição na região de Mogi Guaçu. Realizado há 41 edições, o concurso de redação é voltado para alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e para alunos do 3º ano do Ensino Médio. Aos professores da rede pública, o ESA oferece o concurso literário, que passou da 11ª edição. A cada ano, a proposta é sempre ampliar as discussões de um tema da atualidade na comunidade escolar. Em 2016, o tema escolhido para ambos os concursos foi Alimentação Saudável, seguindo a temática da ONU, que elegeu o período como o Ano Internacional das Leguminosas.

 

10-natureza-corpoNatureza e Corpo - Em 2016, o projeto avançou ao começar a trabalhar com o plantio de verduras e legumes. Nos anos anteriores, era priorizado o cultivo de ervas e temperos. Com o novo foco, somado à temática da alimentação saudável trabalhada no ESA, o IIP levou mais um tema para discussão na comunidade escolar: a sustentabilidade alimentar, que foi trabalhado por professores de diferentes disciplinas. Em 2017, as atividades continuam acompanhando o calendário escolar e os temas relacionados à sustentabilidade, educação e meio ambiente.

 

guardioes-em-acaoGuardiões em Ação – Com o objetivo de possibilitar o trabalho voluntário para os profissionais do escritório de São Paulo, desde de 2012 o projeto Guardiões em Ação marca presença em datas comemorativas levando muita alegria e a interação entre crianças e adolescentes de comunidades carentes da capital paulista e os guardiões (voluntários da IP). Em 2016 os guardiões agiram em duas missões, a primeira foi na Páscoa e a segunda no Natal.

 

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>