Ex-aluno do Formare IP conquista certificado Yellow Belt

Jediel Sabino fez parte da primeira turma do Projeto, em 2010 e hoje é engenheiro químico 

DSC_0166_

Aos 24 anos de idade, sete deles como profissional da IP, Jediel Sabino é um exemplo para as novas turmas do Formare. Contratado pela IP em 2010, após a conclusão do Fomare, ele começou sua trajetória na empresa como auxiliar de laboratório e foi técnico I e II, antes de se tornar operador de Painel da Caustificação e do forno de cal.

Nestes sete anos, Jediel formou-se em engenharia química na Faculdade Municipal Professor Franco Montoro, em Mogi Guaçu, e aperfeiçoou-se na carreira. Este ano, ele obteve o certificado Yellow Belt, concedidos a profissionais que realizam treinamento da metodologia “Seis Sigma”, para melhoria dos processos dentro de uma empresa.

A certificação – Obter um Yellow Belt exige um treinamento específico e a entrega de um projeto. Para conseguir a certificação, Jediel propôs um projeto de economia de químicos no processo de recuperação, com a redução do PH do grits (resíduo da fabricação do papel e da celulose).

“A ideia surgiu de uma necessidade ambiental de controlar o PH nos subprodutos gerados no processo de caustificação. Com a implantação do plano de melhoria, tivemos uma economia de R$16.000,00 mensais em perdas de produtos químicos, além de melhorar as metas ambientais”, explica.

A importância do Formare – Como aluno da primeira turma do Formare IP, o operador conta que, ter participado das aulas, foi fundamental para que pudesse construir sua carreira com mais clareza. Aproveitou, principalmente, as orientações que recebia dos profissionais mais experientes. “O Formare me mostrou como seria minha vida dentro de uma empresa. Isso realmente me ajudou a definir um plano de carreira, a decidir sobre a minha formação”, conta ele, que já participou como Educador Voluntário nas turmas do Projeto.

Para fazer acontecer – Com sua experiência de ter passado pelo Formare e ter se tornado um profissional IP, Jediel reforça a importância do aprendizado contínuo para a construção da vida profissional, com espaço para novas conquistas e crescimento. “É preciso ter vontade de aprender, ser curioso e aproveitar as oportunidades para tirar todas as dúvidas. Todo conhecimento, por mais simples que seja, quando aplicado traz grandes ganhos”, diz.

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>