Escolas vencedoras do Projeto Guardiões das Águas reforçam a importância da água

De julho a setemshutterstock_347798567bro, educadores da rede pública de Luís Antônio (SP) e região trabalharam a conscientização dos alunos para a preservação dos recursos hídricos, no projeto “Guardiões das Águas”, coordenado pelo Instituto International Paper.

As escolas dos municípios paulistas de Luís Antonio, Altinópolis, Guatapará e São Simão enviaram seus projetos para a redução do desperdício de água e as vencedoras, receberam um prêmio em dinheiro para tirar a ideia do papel e colocá-la em prática.

Mão na massa – A Escola Marcílio Bondesan, vencedora em São Simão, realizou a construção de uma minicisterna para a captação e o reaproveitamento da água da chuva, gerando economia.

Já a Escola Profª Andréia Sertori Sandrin, em Guatapará, incluiu em seu projeto dinâmicas de conscientização para a conservação da água, além da montagem de um espaço verde na escola, algo que não existia. Para isso, construiu um telhado verde com eucalipto tratado. O intuito foi mostrar aos alunos que mesmo com pouco espaço é possível respeitar a natureza e trazer mais vida para a área.

Em Altinópolis, uma palestra sobre sustentabilidade, realizada na Escola Profª Carmem Miguel Vicari pelo engenheiro civil Wadje de Mello Sobiesiak, abordou o papel das pessoas na preservação do meio ambiente. O profissional mostrou que é dever de cada um de nós colaborar para a redução da poluição, poupando os recursos naturais. Na ocasião, o engenheiro mostrou para os alunos a planta do projeto de implementação de dois reservatórios de água.

Na Escola Helena Maria Luiz de Mello, em Luiz Antônio, o projeto incluiu a construção de uma cisterna no pátio, que irrigará com água da chuva uma horta feita pelos próprios alunos com garrafas PET e pneus.

IIP – O envolvimento das escolas com o Projeto Guardiões das Águas promove a mudança do comportamento dos indivíduos para o uso sustentável dos recursos hídricos. Preservar a natureza é garantir a nossa própria existência.

A economia da água é um assunto que sempre renderá reflexão e conscientização. É por isso que, desde 2008, o Instituto International Paper atua em prol desta causa, unindo toda a comunidade escolar, para que se possa, de fato, transformar a vida das pessoas.

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>