Eduardo Fonseca participa do Papo Formare

Gerente de Assuntos Corporativos da IP compartilha sua trajetória profissional com alunos do Formare

eduardo fonseca 0012

Participando pela primeira vez do Papo Formare, série de encontros que o Instituto International Paper (IIP) promove entre os alunos do Formare IP com executivos, o Gerente de Assuntos Corporativos da International Paper, Eduardo Fonseca, compartilhou com os jovens sua diversificada história profissional. “Os alunos estão dando um passo muito importante no caminho deles e a escolha da direção desse caminho cabe a cada um”, destaca. Formado em Direito, Fonseca começou como trainee na Câmara de Comércio, onde aprendeu sobre comércio exterior e trabalhou na área de conteúdo institucional e em relações com governo, área que se tornou sua expertise e o trouxe para a IP há quatro anos e meio.

Ao falar sobre sua carreira, o Gerente de Assuntos Corporativos exemplificou que uma escolha pode ser redirecionada em algum momento de nossa vida profissional, e que não há problema algum nisto. Pelo contrário, é possível apostar em novos rumos independentemente da formação acadêmica e encontrar a realização profissional em uma área completamente diferente da inicialmente planejada. Sobre o encontro com os alunos, o executivo diz ter ficado impressionado com a curiosidade dos alunos, não só em saber sobre as dicas profissionais, mas, especialmente, sobre as decisões pessoais que nortearam suas escolhas de carreira. “A curiosidade deles é encantadora, e a atenção que eles dão a cada resposta mostra que eles realmente refletem sobre o que a gente fala, fazendo paralelos sobre como as situações de vida podiam se repetir”, conta.

Natural em jovens que vivenciam o momento de decisão profissional, o receio de errar, aparece entre as várias perguntas que os alunos fizeram a Fonseca. “Eles me perguntaram muito sobre as escolhas que fiz na minha profissão e quiseram saber o que eu reconsideraria hoje, olhando para trás. ” Para Fonseca, saber aproveitar as oportunidades que aparecem na carreira foi essencial para que ele assumisse o atual cargo, com a reunião das áreas de sustentabilidade e RSC, Comunicação Corporativa e Relações Governamentais. E esta visão de que a vida pode abrir muitas portas, ele também percebeu no encontro que teve com os alunos no dia 28 de junho. “Eles captaram muito bem a importância do programa, e as portas que eles podem abrir se aproveitarem o que vivenciam no dia a dia aqui. ”

Aprendizado – Toda troca de ideias traz algum tipo de aprendizado. Para Fonseca, só o fato de poder dividir sua trajetória com alunos cheios de vontade de aprender já lhe deixa uma lição. “Eu me senti privilegiado de poder compartilhar um pouco da minha história e ver que, de repente, mesmo sem perceber, posso ter feito a diferença na vida de algum deles”, destaca.

E como em todas as edições do Papo Formare, os profissionais procuram passar uma mensagem para os alunos refletirem durante este momento tão importante. Mostrar que é preciso lutar para fazer com que as coisas aconteçam. “Nada vem fácil na vida, mas o prazer das conquistas é enorme, justamente por batalharmos por elas. Se eles aprenderem uns com os outros, e com os convidados que passam por lá, tenho certeza de que terão as melhores condições de escolher a direção certa”, finaliza.

Este post também está disponível em: Inglês

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *