Dia Nacional do Livro: 29 de outubro

Data celebra o surgimento da Biblioteca Nacional em 1810

DSC_6265

O Dia Nacional do Livro, comemorado em 29 de outubro, nos remete aos tempos do Brasil colonial. Com a vinda da corte portuguesa ao País em 1808, a cidade do Rio de Janeiro recebeu um rico acervo da Real Biblioteca de Portugal, com mais de 60 mil itens. Em princípio, todo o material foi instalado das dependências do Hospital da Ordem Terceira do Carmo.

Mas, no dia 29 de outubro de 1810, a coroa portuguesa fundou a Biblioteca Nacional, com a transferência do acervo para um novo local. Um decreto estabelecia que “nas catacumbas do Hospital do Carmo se erija e acomode a Real Biblioteca e instrumentos de física e matemática, fazendo-se à custa da Fazenda Real toda a despesa conducente ao arranjo e manutenção do referido estabelecimento”. Este fato histórico inspirou a criação do “Dia Nacional do Livro”.

Com o retorno da família real à Portugal, parte do acervo também voltou ao país de origem. Mesmo assim, com a passagem dos anos e a aquisição de coleções valiosas, a Biblioteca Nacional só cresceu. A instituição é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e é a maior da América Latina, com atualmente cerca de 10 milhões de itens.

Mais leitores – o hábito de leitura no Brasil cresce lentamente. Em 2015, 50% da população havia lido livros em 12 meses e no ano passado, este percentual subiu para 56%, de acordo com uma pesquisa feita pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) a pedido do Instituto Pró-Livro.

De acordo com a pesquisa, 67% dos entrevistados afirmaram que não houve estímulo de pessoas próximas para que lessem mais. Ciente do papel da leitura para o desenvolvimento de crianças e jovens, o Instituto International Paper investe em iniciativas para ampliar o acesso à leitura. O projeto Cidade do Livro, por exemplo, beneficiou cerca de 50 mil crianças em sete anos de atuação.

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>