“Dia Mundial Sem Carro” pede um novo olhar para a vida na cidade

shutterstock_262905011

Em 22 de setembro, cidades ao redor do mundo se unem para o “Dia Mundial Sem Carro”, uma in“Dia Mundial Sem Carro” pede um novo olhar para a vida na cidadeiciativa que visa despertar a reflexão da população sobre a emissão de gases poluentes na atmosfera gerada pelos automóveis. A intenção é alertar para questões ambientais como o efeito estufa, além de mobilizar as pessoas para que utilizem mais o transporte coletivo em suas rotinas, meios alternativos como a bicicleta e que passem a participar de caronas compartilhadas, como forma de contribuir para melhorar a qualidade do ar.

Originalmente, o “Dia Mundial Sem Carro” começou na França em 1997 e se espalhou pelo mundo com diversas ações pelas cidades, que, na data, reduzem a velocidade máxima em algumas vias ou mesmo proíbem a passagem de veículos em algumas áreas para que as pessoas utilizem outros meios de transporte. O que mais importa é que a população pense sobre o uso excessivo do automóvel, quando se descarta outras possibilidades de locomoção nas cidades.

As ações do dia 22 de setembro fazem parte de um movimento chamado “Semana da Mobilidade”, adotado por diversos países para propor novas alternativas para aprimorar o transporte urbano, olhando também para questões como melhoria da qualidade de vida, chamando a atenção para formas mais sustentáveis e eficientes de se locomover.

As iniciativas da “Semana da Mobilidade”, além do “Dia Mundial Sem Carro”, incluem caminhadas, passeios ciclísticos e desafios intermodais, com o objetivo de mostrar que a cidade pode ser vivenciada de outras maneiras e que, embora os automóveis sejam importantes para o deslocamento, eles não são essenciais para a vida nos grandes centros urbanos.

Confira algumas iniciativas para uma mobilidade mais sustentável, organizadas em algumas capitais brasileiras.

– Manaus

Durante a Semana da Mobilidade, a ONG “Pedala Manaus” organiza uma série de atividades para estimular o uso de bicicleta entre os manauaras, como o passeio ciclístico e  o  desafio intermodal,  em que os participantes devem concluir um determinado trajeto utilizando diferentes meios de transporte e, ao final verifica-se qual deles é mais eficiente.

– Maceió

No dia 23/9 (sexta-feira), haverá a corrida “Por um Trânsito + Seguro” e no domingo (25/09), um passeio ciclístico, que tem a expectativa de receber até 7 mil participantes.

– São Paulo

Além do Desafio Intermodal, que ocorreu no último dia 17, haverá também caminhadas noturnas e debates sobre mobilidade urbana durante a “Virada da Mobilidade”.

– Porto Alegre

No “Dia Mundial Sem Carro”, a capital gaúcha promove seu segundo Seminário de Mobilidade Urbana – Porto Alegre para Pessoas.

Este post também está disponível em: Inglês

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *