Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho

shutterstock_410383780

Em 1972, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano foi realizada em 5 de junho, em Estocolmo, Suécia. Na ocasião, a data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o “Dia Mundial do Meio Ambiente”, com o objetivo de promover a preservação ambiental em todo o mundo.

“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.” Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano 1972

 Na mesma conferência, foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), que alerta povos e nações para o uso racional dos recursos naturais, dentro de uma proposta de desenvolvimento sustentável. A entidade tem sede em Nairóbi, no Quênia. No Brasil, a instituição tem um escritório em Brasília (DF) desde 2004 com o objetivo de atender as demandas locais, além de disseminar os temas relevantes da agenda global e regional.

Conheça as iniciativas do Instituto International Paper que estão relacionadas com o meio ambiente:

- Programa de Educação Ambiental (PEA): o objetivo é promover um diálogo aberto, com alunos e professores do Ensino Fundamental das comunidades onde a International Paper atua. Os assuntos abordados são: os mitos e verdades relacionados à produção de papel e celulose, à fauna e flora local, florestas plantadas, papel reciclado, entre outras questões.

- Formare IP: lançado no Instituto em 2010, o projeto oferece a jovens, preferencialmente em vulnerabilidade social, um curso de educação profissional, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e emitido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Por nove meses, os alunos participam de aulas práticas e teóricas realizadas nas unidades da International Paper em Mogi Guaçu (SP), Luiz Antônio (SP) e Três Lagoas (MS). As disciplinas são ministradas por Educadores Voluntários (EVs) e os jovens contam com o apoio de 50 tutores da liderança da IP.

 - Guardiões das Águas: a iniciativa começou em 2008 na região de Luiz Antônio (SP) e, desde então, tem a missão de informar e conscientizar os participantes sobre o uso racional da água, além de incentivar práticas de conservação.

 - Apicultura Solidária: é realizado desde 2011 nas regiões dos municípios de Mogi Guaçu e Luiz Antônio, ambos em São Paulo. O objetivo é estimular o uso múltiplo das florestas de eucalipto plantadas pela International Paper, permitindo que apicultores locais instalem suas colmeias e caixas de captura necessárias para a produção do mel e, assim, tenham uma geração de renda com a venda do que é produzido.

- Natureza e Corpo: tem o objetivo de resgatar e despertar, em jovens alunos do município de Três Lagoas (MS), alguns costumes culturais da região, como o plantio de hortas comunitárias. Além de melhorar o acesso dos participantes e seus familiares a uma alimentação saudável e balanceada, os jovens alunos se tornam multiplicadores de conceitos de conservação ambiental e do desenvolvimento sustentável da própria comunidade local.

- Educação Socioambiental (ESA): a iniciativa, que este ano completa 42 anos, de existência na região de Mogi Guaçu,  propõeum concurso de redação para alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio, e um concurso literário entre professores dos municípios de Estiva Gerbi (SP), Mogi Mirim (SP) e Mogi Guaçu (SP).

- Projeto Parceiro Guardiões do Verde: realizada, desde 2008, no viveiro Semeando o Futuro, localizado no município de Guatapará (SP), a iniciativa capacita jovens de 14 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social a exercerem a atividade de viveirista.

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>