Dia da Árvore: preservar a natureza é valorizar a vida

O Dia da Árvore é celebrado em diversos lugares do mundo em diferentes datas. No Brasil, é comemorado em 21 de setembro, pois marca o início da primavera no Hemisfério Sul, estação responsável pelo ressurgimento das flores e por simbolizar a continuação da vida.

Um dos grandes símbolos da natureza, a árvore, é essencial à vida no planeta, pois nos fornece sombra, frutos, mantém a umidade do ar, diminui a poluição, forma barreiras contra o vento, impede a erosão do solo, entre muitos outros benefícios.

Você sabia que algumas árvores, como o pinus e o eucalipto, além de todos os benefícios mencionados acima, também nos fornecem matéria-prima para a elaboração de diversos produtos, como o papel? Artigo milenar e alinhado à preservação ambiental, o papel fabricado pela International Paper possui certificações internacionais que comprovam que o eucalipto utilizado na produção é proveniente de florestas bem manejadas, com respeito aos aspectos ambientais e sociais.

Educação ambiental
Sabendo da importância das árvores para a vida no planeta, a IP prioriza iniciativas ambientalmente responsáveis em todas as suas atividades, que protegem a biodiversidade não somente hoje, mas por muitas gerações. Dentre elas, podemos destacar o Projeto Educação Socioambiental.

Criado em 1975, o projeto desenvolve ações educacionais e socioambientais, como leitura e produção de textos relacionados à preservação do meio ambiente, com estudantes dos 5° e 9° anos do ensino fundamental e do 3° ano do Ensino Médio.

O Projeto acontece nas cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Estiva Gerbi/SP, e já beneficiou mais de 2 mil pessoas direta e indiretamente, além de ter contribuído para a manutenção e expansão da área verde da região com ações de reflorestamento realizadas por alunos, professores e voluntários da IP.

Ao investir na formação de jovens ambientalmente responsáveis, o Instituto IP acredita que eles possam se tornar agentes de transformação em suas casas, escolas, bairros e cidades, dando continuidade às ações ambientais e criando uma cadeia de multiplicadores.

Este post também está disponível em: Inglês

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *