Dia da Amazônia: o desafio de proteger nossa maior floresta

Comemorado no dia 5 de setembro, o Dia da Amazônia tem como principal objetivo conscientizar a população a respeito deste importante celeiro de vida natural do nosso planeta. A data foi escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas, pelo Imperador D. Pedro II, em 1850.

Com uma extensão de mais de cinco milhões de quilômetros, a Amazônia é um bioma que abrange nove países: Brasil, Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname, Venezuela e Guiana Francesa.

Por entender que formar uma consciência ecológica voltada para a preservação do meio ambiente é uma maneira de colaborar com o planeta, o Instituto International Paper (IIP), com apoio do Governo Federal por meio da Lei Rouanet, criou em 2005 o projeto Guardiões da Biosfera.

Este projeto é destinado a crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Ele é composto por uma série de filmes de animação que tratam sobre a fauna e flora dos biomas brasileiros. O último filme da série, lançado em 2013, fala sobre a Amazônia.

Além de informar os pequenos, o IIP também realizou capacitações de professores da Rede Municipal de Ensino, nos municípios de Luiz Antônio e Mogi Guaçu/SP, com o objetivo de auxiliá-los na multiplicação dos materiais dispostos no kit do projeto.

Composto por um DVD com todos os episódios da série e um almanaque com informações sobre cada bioma, o kit conta ainda com propostas de atividades lúdicas para serem desenvolvidas em sala de aula. Eles já foram distribuídos para mais de 36 mil escolas no País. Os episódios também fazem parte da programação da TV Escola, canal de educação do Ministério da Educação, e estão disponíveis para download gratuitamente no site www.guardioesdabiosfera.com.br.

Este post também está disponível em: Inglês

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *