Concursos do ESA celebram os 10 anos de história do Instituto IP

Participantes terão o desafio de transformar 3.650 dias de história em um texto de poucas linhas

Em 2016, o tema foi "Alimentação Saudável"

Em 2016, o tema foi “Alimentação Saudável”

O Instituto IP está em festa. Para comemorar uma década de ações para um mundo mais sustentável, a instituição levou aos concursos do Projeto Educação Socioambiental (ESA), um pouco dessa história. E quem vai continuar a escrevê-la serão os participantes da 42ª edição do Concurso de Redação e do 12º Concurso Literário.

O Projeto Educação Socioambiental já é uma tradição em Mogi Guaçu (SP). Desde 1975, os estudantes dos últimos anos de cada ciclo da Educação Básica, que correspondem atualmente ao 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e ao 3º ano do Ensino Médio participam do concurso de redação.

Concurso de Redação - Em mais de quatro décadas, os participantes dissertaram sobre os mais diferentes temas. Já foram abordados alimentação saudável, cuidados com o solo, entre outras temáticas relacionadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Este ano, os estudantes serão desafiados a escrever uma redação, tendo como base a história do Instituto IP e o seu lema: “Transformar a vida das pessoas é o nosso papel”. Além de trabalhar com educação ambiental para públicos escolares em projetos como: Guardiões das Águas, Natureza e Corpo e Projeto Educação Ambiental (PEA), a organização também colabora para a formação profissional de adolescentes no Projeto Escola Formare, que existe desde 2010. Somente em 2017, já capacitou centenas de jovens nos municípios de Mogi Guaçu (SP), Luiz Antônio (SP) e Três Lagoas (MS).

Concurso Literário – Desde 2005, o município de Mogi Guaçu realiza, dentro do ESA, o Concurso Literário, voltado exclusivamente para os educadores, englobando professores e equipes da gestão escolar. Em sua 12ª edição, o Concurso Literário é um exemplo de crescimento do ESA na comunidade escolar de Mogi Guaçu. É também, a oportunidade de reconhecer o trabalho daqueles que se empenham na construção do conhecimento no dia a dia da sala de aula.

Workshops – Para estimular a participação de toda a comunidade escolar guaçuana, o Instituto IP realiza, ao longo do ano, uma série de oficinas com os professores. Assim, os instrumenta para a prática da escrita em classe, com o objetivo de aprimorar as habilidades de escrita dos alunos, incentivando-os a participar do concurso. Os workshops também trazem ideias para que os professores trabalhem diferentes conteúdos transversais, combinando-os com o conteúdo programático já previsto na grade curricular.

Premiação – No dia 29 de setembro, o Instituto fará a cerimônia de premiação dos vencedores do ESA, e a festa em celebração destes 10 anos de história!

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>