Cidade do Livro Itinerante incentiva a leitura no interior de São Paulo

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Livro, o Instituto International Paper (IIP) promoveu o Projeto Cidade do Livro Itinerante, de 5 a 9 de outubro, na cidade de Itapeva. Visando o desenvolvimento da capacidade crítica e criativa de crianças e adolescentes, o evento teve 3.478 participantes das cidades de Itapeva e Nova Campina, ambas no interior paulista.

O Dia Nacional do Livro é comemorado no Brasil no dia 29 de outubro. A data é uma homenagem ao aniversário de fundação da Biblioteca Nacional, localizada no Rio de Janeiro, que surgiu com a transferência da Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil, em 1810. O espaço é considerado pela UNESCO como uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e também a maior biblioteca da América Latina.

Promover o incentivo à leitura é um dos objetivos principais do Instituto International Paper. Só em 2015, o Projeto Cidade do Livro Itinerante já teve a participação de mais de 20 mil crianças e passou pelas cidades de Suzano, Franco da Rocha e Paulínia no estado de São Paulo. É realizado a cada dois anos pelo IIP e possui um forte apelo visual e lúdico, com o objetivo de transmitir a importância e a paixão pela leitura.

image2_

Ao abrir as páginas de um livro, novos mundos se abrem. Para Vicente Bicudo Neto, responsável pela área de Qualidade e Meio Ambiente da International Paper de Nova Campina, que ajudou na organização do evento, o projeto foi bem recebido na região e as crianças de 6 a 14 anos foram impactadas positivamente. “Esse é o momento certo de despertar o interesse do futuro adulto na leitura. É importante frisar que quando a criança está na fase de interesse, de querer aprender e conhecer novas coisas, é o momento certo de despertar o gosto por ler. E, com certeza, essa criança será um adulto que apreciará a leitura”, enfatiza Bicudo.

Durante a cerimônia de abertura, o Projeto Cidade do Livro Itinerante contou com a participação do prefeito de Itapeva José Roberto Comeron e do chefe do Poder Executivo de Nova Campina, Nilton Ferreira da Silva, além de secretários municipais, vereadores e professores da Rede Municipal de Ensino.

O projeto também foi destaque na WEBTV da Diocese de Itapeva. Em entrevista, Gláucia Faria, Coordenadora de Responsabilidade Social da International Paper, ressaltou que a missão do Instituto de promover a educação em meio ambiente nas comunidades transforma a vida das pessoas. “Nós acreditamos que ao trazer esses projetos com foco em educação para crianças e adolescentes, conseguimos transformar a vida deles e cada vez mais melhorar o nosso futuro”, afirma.

Confira a matéria completa da WEBTV abaixo:

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *