Aplicativos gratuitos ajudam na rotina de sala de aula

Projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) cataloga softwares livres com conteúdos para a Educação Básica e Ensino Superior

shutterstock_447240640

Os alunos e os Educadores Voluntários do Formare 2017 podem contar com mais uma fonte de pesquisa gratuita para auxiliar as aulas e as pesquisas: o projeto “Software Educacional Livre para Dispositivos Móveis”.

Desenvolvido pelo professor universitário Paulo Francisco Slomp e seu aluno André Machado, ambos da UFRGS, o projeto consiste em uma tabela com mais de 300 aplicativos gratuitos para Android, com conteúdos de apoio em diversas áreas do conhecimento. Uma alternativa que pode ajudar educadores e estudantes no dia a dia da sala de aula, com materiais gratuitos e abertos a quem quiser aprender mais.

Confira as categorias e o número de aplicativos por nível de ensino.

– 78 para Educação Infantil;
– 154 para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano);
– 173 para os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano);
– 181 para o Ensino Médio;
– 203 para o Ensino Superior.

O material está dividido por área do conhecimento e reúne conteúdos sobre Biologia, Educação Física, Educação Artística, Física, Geografia, Informática, Matemática, Medicina, Música, Química e Sociologia. Há também material sobre acessibilidade, ensino religioso, idiomas e jogos.

Treinando o inglês – A lista reúne aplicativos em português, inglês, francês, espanhol e catalão. A maioria dos conteúdos está na língua inglesa, o que possibilita a prática do idioma ao incluí-lo nas atividades do dia a dia, além do estudo das próprias disciplinas que integram o currículo escolar.

Conteúdo aberto – A tabela criada por Paulo Slomp e André Machado está aberta a inserções de novos aplicativos, o que possibilita a atualização da listagem a qualquer momento.

Ficou curioso? Acesse a lista aqui.

Este post também está disponível em: Inglês

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *