Alunos do Formare participam de bate-papo sobre carreira

Turma de Três Lagoas recebe o executivo de marketing Elídio Frias para uma troca de ideias
sobre planejamento e carreira

Os alunos do Formare Três Lagoas receberam no dia 3 de fevereiro, quarta-feira, o executivo de marketing da Solenis Especialidades Químicas, Elídio Frias, para uma conversa descontraída sobre trajetória e carreira.

Parceiro do Instituto International Paper, em ações ligadas ao Formare, o executivo teve a oportunidade de compartilhar com os jovens suas experiências profissionais, além de falar um pouco sobre ética, sobre as dificuldades de tomar decisões e a importância de conquistar os sonhos, mas com o pé na realidade.  “Sempre procuro mostrar que todos têm potencial, mas é preciso conhecer a si mesmo e estabelecer metas compatíveis. Se você tem medo de ver sangue, tem que reconsiderar a ideia de se tornar médico”, diz.

O encontro marca o início de uma iniciativa do IIP de promover periodicamente reuniões dos alunos do Formare com profissionais de diferentes áreas para uma troca de experiências sobre trabalho e carreira em um espaço que favoreça o diálogo e tire dúvidas dos estudantes.

Elídio (foto) é químico e construiu sua carreira na área de marketing e vendas em grandes indústrias do setor. É a sexta vez que participa de atividades com os alunos do Formare e cada encontro sempre parece ser o primeiro.  “No início dá um frio na barriga quando começo a conversar com os alunos. Parece que a minha responsabilidade aumenta quando estou na frente deles, depois os temas fluem e a conversa acaba num clima bem agradável”, conta.

Duplo aprendizado

Segundo Elídio, cada eeidio_frias_solenis_formarencontro com os alunos do Formare traz diferentes desafios e é preciso estar preparado para dar respostas inteligentes e atuais. “Essa dinâmica tem me ensinado muito sobre as dúvidas e os hábitos desta geração e eu aprendi que que devemos nos esforçar cada vez mais para contribuir de alguma forma com a educação dos nossos jovens.”

Outro assunto debatido com os alunos foi a importância de ter boas referências na vida, pessoas que são fontes de inspiração.  “Sempre mostro nas apresentações exemplos de profissionais que são símbolo de sucesso. Entre as imagens de pessoas famosas, como Pelé e Madonna intercalo uma foto do gerente da fábrica. Desta vez, foi o Amaury Malia, Gerente Geral da Fábrica de Três Lagoas.  Os alunos percebem que podemos ser referência dentro do nosso universo de atuação e é muito legal ver a reação deles”, conta Elídio, que sempre alerta os alunos para os cuidados com carreiras curtas, além da importância do “ser”, em detrimento do “ter”.

Autores da própria história

O diálogo entre o executivo e os jovens do Formare trouxe uma troca de ideias interessante entre as duas gerações e um ensinamento válido para muitos outros alunos e profissionais que passarem pelo projeto no futuro. “É nossa obrigação passar para esses jovens aquilo que sabemos, as superações de nossas dificuldades e incentivá-los a fazer o mesmo. É mostrar que eles são os autores das próprias histórias e têm potencial para escrever belas narrativas.”

 

Este post também está disponível em: Inglês

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *