Alunos do Formare desenvolvem foguete de garrafa PET

IMG-20161118-WA0031O Projeto Escola Formare do Instituto International Paper realizou, de fevereiro a outubro deste ano, atividades multidisciplinares orientadas pelo educador voluntário Joselir Cassuti, que consistia na montagem de um foguete com garrafas PET.

A iniciativa apresentada pelo educador, que trabalha há 22 na International Paper, envolvia todas as disciplinas. Mas foi em suas aulas de Química, que Joselir falou a respeito do projeto para os alunos, dividindo-os em grupos de quatro a cinco integrantes para produzirem o foguete.

O professor propôs o desafio quando entregou duas garrafas PET para os alunos. “Ao receberem o material, ficaram confusos. Mas quando começamos a recortar as garrafas e as peças surgiram, eles ficaram impressionados e empolgados com a ideia”, comenta o educador.

Os alunos desenharam individualmente as peças e depois entenderam mais sobre a base do foguete e suas funções, levando em conta que não poderia ser pesado por causa do voo. “Aprender sobre todo o processo foi fundamental para a estabilidade do objeto”, explica o professor.

Após concluírem o projeto, os alunos tiveram uma semana de apresentação. Uma bancada foi montada em frente à saída do restaurante da IP de Luiz Antônio e ali receberam perguntas dos profissionais da fábrica. “Os alunos foram questionados sobre temas que envolviam Química, segurança e processo de criação do foguete”, afirma Joselir.

Lançamento de Foguete – No dia 18 de novembro, os alunos participaram de uma competição no gramado da fábrica e ficaram muito impressionados com a estrutura montada para a realização da atividade.

Bandeirinhas no chão demarcavam a distância de dez metros para indicar o espaço que os foguetes atingiriam, o que fosse mais longe receberia a maior nota. Houve empate do primeiro lugar entre os foguetes Quimicopet Turbo F6 e Newton nas Estrelas.

Além da prova de lançamento de foguete, a competição incluía a categoria de nome mais criativo. Quatro foguetes concorriam: Blue Bird, Ácmon, Quimicopet Turbo F6 e Newton nas Estrelas, que recebeu o maior número de votos dos profissionais da fábrica.

“Todo esse projeto foi um desafio para os alunos. Eles não realizaram somente a produção do foguete, mas também as apresentações e avaliações. Fiquei impressionado com o empenho que tiveram ao longo do curso. É incrível ver que eles chegam aqui uma estrelinha apagada e no fim saem todos brilhantes”, diz Joselir.

Segundo o professor, os estudantes receberam nota pelo empenho e dedicação demonstrados do início ao fim do trabalho, além de terem ficado surpresos e contentes com o projeto e todas as atividades das quais participaram. A formatura e a colação de grau dos alunos do Formare serão no dia 16 de dezembro, na unidade Luiz Antônio da International Paper.

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>