Um novo olhar sobre a filantropia

Qual o significado de “amor à humanidade” para você? Falar em filantropia pode nos levar a pensar em doações para grandes instituições de caridade, mas “filantropia significa dar tempo e talento, não apenas dinheiro” de acordo com as palavras de Katherine Fulton, presidente do Monitor Institute, instituição que tem por objetivo ajudar líderes a solucionar problemas sociais e ambientais.

 

Katherine fala em 12 minutos sobre conceitos que nos fazem repensar os principais fundamentos de filantropia, e a forma como os encaramos na nossa realidade. Ela cita o Wikipedia, umas das principais ferramentas de pesquisa e consulta, que foi totalmente criada a partir de voluntários. Usando uma citação de Clay Shirky (escritor e professor que estuda os efeitos da internet na sociedade), ela usa esse exemplo de cooperação para dizer que “grandes coisas podem ser feitas por amor”.

 

Se não desenvolvermos a força para perseverarmos tudo isso não será mais que uma moda passageira”. Com essa frase, Katherine fala sobre a nova forma da filantropia se organizar: um modelo livre, grande, rápido, conectado e duradouro. Essa transformação exige tempo e dedicação, com força suficiente para solucionar os desafios sociais e ambientais que temos em mãos.

 

“Imaginem uma foto de vocês. Pensem sobre a comunidade que querem ajudar a criar. Não importa o que isto significa para vocês. E quero que imaginem 100 anos no futuro, e seus netos, bisnetos, ou sobrinhos ou afilhados, estão olhando para esta foto de vocês. Qual é a história que mais querem que eles contem?”

 

Para assistir ao vídeo completo, clique aqui.

 

Este post também está disponível em: Inglês

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *