interna07

Tudo o que você gostaria de saber sobre a produção de papel

A International Paper preparou um material com várias perguntas e respostas para esclarecer as principais dúvidas sobre a produção de papel

Você sabia que todos os papéis usados para imprimir no Brasil são provenientes do cultivo de eucalipto? Isso garante que o papel que usamos é 100% sustentável.

A sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente estão entre as principais prioridades da International Paper. Por isso, selecionamos algumas perguntas que todo mundo já se fez sobre a produção de papel, para que você tire todas as suas dúvidas:

A produção de papel causa a extinção de árvores?

Não! O papel para imprimir e escrever produzido no Brasil é 100% feito a partir do plantio de eucalipto e pinus, cultivados exclusivamente para este fim em harmonia com a mata nativa. Para ficar mais claro, pense que é o mesmo tipo de cultivo pelo qual o algodão ou a soja passam antes de se transformarem em tecido ou óleo. Na International Paper, a cada três hectares de plantio de eucalipto, é mantido um hectare de conservação da fauna e flora regionais.

E como a indústria de papel e celulose contribui para o meio ambiente?

Para reduzir a “pegada de carbono”, o setor investe no uso de fontes renováveis. Por exemplo: boa parte da geração de energia é feita com resíduos de árvores plantadas, ou seja, biomassa, ou da recuperação de produtos utilizados no processo de fabricação. E as florestas plantadas sequestram carbono da atmosfera, reduzindo o aquecimento global. Um hectare de floresta de eucalipto da International Paper América Latina capta 51 toneladas de CO2 da atmosfera a cada ano!

Mas, como posso ter certeza de que o papel que eu estou adquirindo cumpre todos os requisitos e é feito de maneira sustentável?

A forma mais segura é optar por produtos certificados, que exibem selos em suas embalagens. Eles comprovam que a madeira utilizada no processo é proveniente de florestas bem manejadas, com respeito aos aspectos ambientais e sociais desta produção, respeitando a biodiversidade e os direitos de seus profissionais. No Brasil a International Paper, fabricante dos papeis Chamex, Chamequinho e Chambril, possui as seguintes certificações:

  • Cerflor, Programa Brasileiro de Certificação Florestal gerenciado pelo Inmetro e reconhecido internacionalmente pelo PEFC (Program for Endorsement on Forestry Certification).
  • FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal), reconhecida como um “selo verde” e presente em mais de 75 países.
  • Ecolabel Flower – a International Paper é a primeira empresa da América Latina a receber esta certificação, reconhecida em toda União Européia e que atesta o bom desempenho ambiental dos produtos industrializados e serviços.
  • Além disso, a companhia possui as ISOs 9001,14001 e a ISO 18001(OHSAS)

Para saber mais, veja o infográfico publicado no blog www.adoropapel.com.br. Tem alguma dúvida sobre sustentabilidade? Deixe nos comentários.

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>