Inscrições abertas para o Formare 2019

As principais novidades da próxima edição são a modalidade Aprendiz e a ampliação do programa para a cidade de Suzano

As inscrições para o Formare 2019 já estão abertas e a próxima edição da iniciativa em prol do desenvolvimento profissional dos jovens de família em desvantagem social chega com duas grandes novidades: a modalidade Aprendiz e a chegada a cidade de Suzano.

Em 2019 serão 26 vagas para a modalidade Social (16 em Luiz Antônio-SP e 10 em Três Lagoas-SP) e 34 oportunidades para a modalidade Aprendiz (24 em Mogi Guaçu-SP e 10 em Suzano-SP). A diferença entre as duas é que enquanto o Social é um programa de capacitação, no Aprendiz os selecionados já entram com registro profissional. No Social podem participar alunos do segundo ano do Ensino Médio e no Aprendiz alunos do terceiro ano ou que estejam cursando uma ETEC ou SESI.

“Tudo o que desenvolvemos e que funciona muito bem no Formare Social, como o envolvimento do nosso time de profissionais na capacitação desses jovens, será mantido no Aprendiz. O Formare é um sucesso na IP, um programa consagrado e reconhecido pelos participantes, pela comunidade e pelo nosso time”, conta Tomas Fernandes, analista de Responsabilidade Social da unidade de Mogi Guaçu e coordenador do Projeto Formare.

O Formare teve início em 2010 e a primeira unidade contemplada foi a de Mogi Guaçu. Em 2011 chegou a planta de Luiz Antônio (SP) e em 2014 a unidade fabril de Três Lagoas (MS). Ao longo de quase uma década, aproximadamente 350 alunos foram capacitados pelo Formare e muitos conseguiram uma vaga dentro da própria IP. “Temos relatos de jovens que mudaram o rumo de suas vidas a partir da vivência proposta pelo Formare. O que demonstra que estamos no caminho certo!”, completa Fernandes.

Gabriela Vitória Oliveira, de 19 anos, da turma de 2018 do Formare de Mogi Guaçu, classifica a experiência na IP como um divisor de águas na sua vida. “Aprendi muitas coisas, mas com as vivências que tive aqui passei a me comunicar muito melhor e sei que isso é essencial para o crescimento profissional. Também conheci melhor minhas habilidades e decidi escolher uma carreira diferente da que imaginava antes do programa”.

O processo seletivo leva em conta a situação social do jovem e inclui prova de conhecimentos gerais, dinâmica de grupo, entrevistas pessoais, visita a IP e, na última etapa,  uma visita a casa dos finalistas . As inscrições podem ser feitas pelo site: http://institutoip.com.br/formareip/

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *