ip_interna_03

Doe sangue e ajude a manter os estoques nas férias

Com o período das férias, os doadores regulares dos bancos de sangue viajam e mudam sua rotina. Como consequência, acabam diminuindo os estoques nos hemocentros de todo o País. A escassez maior é de sangue dos tipos negativos. Nesta época do ano, os estoques chegam a cair entre 20% a 30%. O problema é que nesse mesmo período, aumentam os acidentes e os casos de urgência na rede hospitalar, elevando a demanda por sangue e hemoderivados.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 93 milhões de bolsas de sangue são coletadas por ano em todo o mundo, mas o número ainda é baixo. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil apenas 1,9% dos brasileiros doam sangue.

Então, que tal doar sangue, além do seu tempo em trabalhos voluntários? Para quem se interessou os requisitos são:

  • Ter entre 18 e 65 anos;
  • pesar 50 quilos ou mais
  • não estar em jejum (só após o almoço é preciso um intervalo de quatro horas).

A doação dura cerca de quinze minutos e são coletados aproximadamente 450 mililitros de sangue. O intervalo entre doações deve ser de 60 dias para o homem e 90 dias para as mulheres.

Para mais informações, acesso o site da Fundação Pró-Sangue (http://www.prosangue.sp.gov.br/home/Default.asp), maior hemocentro do país, que atende mais de 100 hospitais no estado de São Paulo.

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>