Concurso de Redacao do Instituto IP

Educação inclusiva é tema do Concurso de Redação do Instituto IP

Em sua 43ª edição, o concurso é destinado aos estudantes do ensino médio e as premiações tem como objetivo melhorar o desempenho dos jovens no Enem

Tradicional e já parte do calendário das escolas da região de Mogi Guaçu, o Concurso de Redação do Instituto IP chega a sua 43ª edição em 2018 repleto de novidades, a começar pelo tema: “Educação inclusiva, que bicho é esse?”.

Desde sua criação em 1975, o projeto, realizado em parceria com as diretorias de ensino, contempla as cidades de Mogi Guaçu, Mogi Mirim e Estiva Gerbi, no interior paulista. Neste ano também participarão os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio da rede pública de Luiz Antônio, Guatapará, São Simão, Nova Campina e Itapeva, municípios do estado de São Paulo.

A escolha do tema, além de muito presente nos dias atuais, busca o protagonismo juvenil e se orienta pela agenda do desenvolvimento sustentável estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano de 2030, especificamente para o alcance do Objetivo 4: “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos”.

A primeira etapa do concurso é a entrega das redações, que devem ser enviadas até o dia 3 de outubro. As redações serão corrigidas pelos professores conveniados ao sistema Redação Online, atendendo a todos os parâmetros do Enem.

Etapas do concurso – Após a correção, os alunos com as melhores notas serão convidados a participar, em outubro, de uma aula especial preparada pelo professor Sérgio Nogueira Duarte da Silva, muito conhecido deste público por ter participado do quadro “Soletrando” do programa “Caldeirão do Huck”.

Em dezembro, os três melhores colocados de cada região serão convidados a participar do evento oficial de final de ano do Instituto IP. Lá ficarão sabendo sobre sua colocação no concurso e receberão os prêmios individuais e para suas escolas.

Ao longo de mais de quatro décadas, o concurso construiu um legado muito forte e mudanças são feitas sempre que é preciso atender novas demandas da sociedade. Em 2018 estamos inovando mais uma vez, com um tema muito atual e desafiador, com um formato diferente, mais atraente e alinhado ao Enem, que é uma das principais preocupações dos estudantes do ensino médio”, destaca Gláucia Faria, gerente de Responsabilidade Social e Sustentabilidade da IP.

A expectativa para este ano é de mais de 7 mil participantes escrevendo suas redações e recebendo o diagnóstico online. Além disso, 300 alunos serão diretamente beneficiados pelas oficinas de português e técnicas de redação. É a tradição e a tecnologia juntas para ajudar os jovens no Enem.

A premiação de 2018 também está diferente, confira:

1º Lugar

Aluno:

– Uma coleção de livros e vídeo-aulas preparatórias para o Enem.
– Assinatura Redação On-line Ouro (40 redações).
– Entrevista e publicação da redação nos jornais locais.

Escola:

– Seis caixas de Chamex.

2º Lugar

Aluno:

– Uma coleção de livros e vídeo-aulas preparatórias para o Enem.
Assinatura Redação On-line Prata (30 redações).

Escola:

– Quatro caixas de Chamex.

3º Lugar

Aluno:

– Uma coleção de livros e vídeo-aulas preparatórias para o Enem.
– Assinatura Redação On-line Bronze (20 redações).

Escola:

– Duas caixas de Chamex.

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *