06_Interna

Carta da Terra celebra 15 anos

Em 2000, um documento foi redigido para provocar a reflexão sobre o equilíbrio entre o homem, a natureza e o desenvolvimento sustentável. A Carta da Terra, como ficou conhecida, foi divulgada na sede da Unesco na Holanda e contou com a colaboração de milhares de pessoas para discutir os desafios do século XXI. Este ano, no dia 29 de Junho, a Carta da Terra celebrará 15 anos e mais do que nunca, é um referencial de comportamento e colaboração social.

 

Se você ainda não conhece esse documento, pode conferir a publicação completa aqui. São citados 16 princípios básicos, agrupados em 4 grandes temas, que são:

 

  • Respeito e cuidado da comunidade da vida;

 

  • Integridade Ecológica;

 

  • Justiça Social e Econômica;

 

  • Democracia, não violência e paz.

 

Traduzida para mais de 40 línguas, instituições no mundo todo se mobilizaram para executar ações que contribuam com os princípios desse documento. Aqui no Brasil, a ação que ganhou mais destaque foi a “Carta da Terra para crianças”, desenvolvida pelo Núcleo dos Amigos da Infância e da Adolescência para tratar do assunto de forma simples e clara com milhares de crianças do ensino fundamental.

 

A cartilha é ilustrada e aborda os leitores a partir de uma linguagem infantil, como se uma criança fosse a autora. A Carta da Terra para crianças pode ser acessada aqui.

 

“Que o nosso tempo seja lembrado pelo despertar de uma nova reverência face à vida, pelo compromisso firme de alcançar a sustentabilidade, a intensificação da luta pela justiça e pela paz, e a alegre celebração da vida.”

 

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>