Alimentação saudável e consciência ambiental de mãos dadas

Programa Natureza e Corpo registra o plantio de 2 mil mudas e beneficia mais de 150 pessoas na cidade de Três Lagoas

Difundir a consciência ambiental e incentivar crianças e adultos a adotarem uma alimentação mais saudável são os principais objetivos do Programa Natureza e Corpo, que o Instituto IP realiza na cidade de Três Lagoas (MS).

Criado em 2013, o programa, que consiste na implantação e manutenção de hortas comunitárias, foi aprimorado ao longo dos anos e hoje possibilita que um número cada vez maior de pessoas desfrute da produção de alimentos frescos e saudáveis. Em 2018 foram plantadas mais de 2 mil mudas e 150 pessoas diretamente beneficiadas pela atividade.

Existem hoje três hortas em funcionamento. Duas localizadas em escolas da rede municipal de ensino, Joaquim Marques de Souza e Parque São Calos, e uma terceira em um dos chamados Centros Pop (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua e Abordagem Social), que atendem pessoas em situação de fragilidade social, como moradores de rua. Em termos de plantação e cultivo, as hortas são bem parecidas, produzindo alimentos como alface, rúcula, almeirão, cebolinha, entre outros.

Nas escolas, os alunos são convidados a cuidar da horta, desde o plantio até a colheita, mas o envolvimento não para por aí, os professores utilizam o espaço também como forma de enriquecer o conteúdo dado em sala de aula. “As hortas não servem apenas para alimentar a comunidade escolar. Como temos todo um ecossistema funcionando nas plantações, os professores podem ilustrar melhor aulas que falam sobre o meio ambiente, solo e plantas. Também temos relatos de que o espaço faz parte das aulas de matemática e língua portuguesa”, conta Gabriel Lima, analista Sustentabilidade e Responsabilidade Social, da International Paper e responsável pelo programa.

As pessoas atendidas no Centro Pop, além de consumirem os alimentos, também são convidadas a participar das atividades de manutenção da horta, em um importante trabalho de resgate do laço social e melhora da autoestima. 

O Instituto IP oferece todo o suporte para a manutenção das hortas, com a contratação de uma assessoria que auxilia as escolas no plantio, manejo e colheita. No início o projeto contemplava plantas com propriedades terapêuticas, como as ervas medicinais, mas evoluiu para alimentos que são utilizados com mais frequência na mesa dos brasileiros.

0 comentários

Deixe seu comentário

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *